Rede de Bibliotecas do Vale do Sousa realizou debate com especialistas em...

Rede de Bibliotecas do Vale do Sousa realizou debate com especialistas em documentação

Intervenientes debateram o tema e partilharem os testemunhos da importância das bibliotecas do país na sua vida profissional e académica.

0
COMPARTILHE

“A importância das bibliotecas na investigação e na criação literária” foi o tema do debate que decorreu na Biblioteca Municipal de Paredes e que contou  com as presenças de Alda Neto, professora e investigadora do CEPESE, de Paredes, António Queiroz, autor e investigador de Penafiel, Jorge Oliveira, coordenador de projetos na Profisousa, de Paços de Ferreira, Cristiano Cardoso, em representação do Município de Lousada e Joaquim Costa, bibliotecário e investigador, de Felgueiras.

Os intervenientes debateram o tema e partilharem os testemunhos da importância das bibliotecas do país na sua vida profissional e académica, numa iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas do Vale do Sousa.

Citada em comunicado, a vereadora com o pelouro da Cultura do Município de Paredes, Beatriz Meireles, destacou que “é preciso conhecer melhor a comunidade que se serve, para que as bibliotecas se possam reformular e apostar naquilo que as bibliotecas escolares não têm”.

A autarca defendeu que o gosto pela leitura, pelo livro e pela biblioteca cruzam-se.

“Como tal é unânime que as bibliotecas têm de ir ao encontro dos interesses do seu público-alvo, os munícipes”, frisou.

Do debate gerado entre os intervenientes e o público presente na tertúlia sobre as bibliotecas, conclui-se que a indexação e a catalogação são manifestamente determinantes nos dias de hoje.

Outras das conclusões que saiu deste encontro foi a de que falta o contacto mais direto aos jovens com a documentação.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA