Entidades e associações assinam protocolos com a Junta de Freguesia de Beire

Entidades e associações assinam protocolos com a Junta de Freguesia de Beire

0
COMPARTILHE

No passado dia 19 de novembro, foram assinados protocolos entre entidades e associações e a Junta de Freguesia de Beire. Este é um ato que vai ao encontro do assumido pelo executivo da Junta de Freguesia na última assembleia de freguesia.

A Helpidez Atividade Físíca, Lda, o Instituto Clínico de Penafiel, a professora de Zumba Juliana Silva e a podologista Paula Machado, ao abrigo do protocolo assinado, irão prestar serviços de saúde e atividade física aos beirenses. Quanto às associações da freguesia, assinaram o protocolo o Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural de São Luiz, o Real Clube de Beire e a Associação de Apoio à Terceira Idade de São Miguel de Beire.

Para Patrícia Carvalho, secretária da Junta de Freguesia, este foi o culminar de uma preocupação da Junta de Freguesia e mais um esforço financeiro em prol das suas associações: “É importante para a freguesia saber que existem estes protocolos. Esta junta é pequenina, com poucos meios financeiros, e muitas das verbas são direcionadas para as associações, que são importantes. Este é mais um esforço para ajudar no transporte, nomeadamente no que diz respeito à utilização do nosso autocarro. No total, é um apoio no valor de dois mil euros. Além deste, temos outros apoios que damos às associações. Aproveitamos também por regulamentar a utilização do nosso autocarro, que, por razões legais, não pode ser utilizado para transporte de crianças, e assim todos conhecem as regras para o poderem utilizar nas suas atividades. Consideramos que é importante esta clarificação, tanto a nível de transporte como até da cedência de instalações, ou outro tipo de parcerias que existem, no intuito de servir a população da freguesia”, conclui.

O dirigente do Real Clube de Beire, José Couto, mostrou-se satisfeito com ajuda da Junta de Freguesia para o transporte: “Isto é bom para ambas as partes. Foi uma maneira de esclarecer as coisas e é de bom grado ver a junta de freguesia ajudar as associações naquilo que pode, pois as associações têm muitas despesas. De um modo geral, é muito bom ficar tudo escrito em papel. Este protocolo é esclarecedor. É importante a ajuda do autocarro, pois precisamos dele a nível do futebol. A associação agradece imenso este ato, precisamos a nível de futebol o autocarro”.

Esta opinião é partilhada por José Neto, do Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural de São Luiz: “É bom acima de tudo estabelecer regras. Temos um protocolo e há que seguir o que está estabelecido. É uma boa ajuda para nós, faz-nos muita falta. Temos seis equipas a competir, e miúdos dos oito até aos 16 anos. Sem este tipo de ajuda, não seria possível ter transporte.
Acho que a Junta esteve bem, pois diferenciou de forma positiva, tendo em conta que a nossa associação tem mais atletas, as camadas jovens, que precisam de mais apoio”, conclui.

Com vinte anos de existência, o Instituto Clínico de Penafiel intervém nas freguesias, sendo Beire uma das que usufruiu dos seus serviços: “Estamos no terreno nestas freguesias e damos resposta a nível de psicologia, terapia da fala e terapia profissional. Temos protocolo com a Segurança Social. Não tendo esta freguesia resposta nesta área, apostamos aqui. É muito importante a cedência do espaço por parte da Junta de Freguesia. Estamos mais próximos da população e é positivo para ambas as partes”, considera Rosária Moniz.

Manuel Pinho
diretor@yesparedes.pt

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA