Bom dia amigo leitor.
Sorria. Não esteja angustiado nem zangado com a vida. Tudo tem o seu tempo,
o seu espaço, a sua hora.
Há momentos felizes e outros menos bons que temos de superar para amenizar os instantes mais escuros, porque a vida vale sempre a pena.
Eu sei… bem fala quem está de fora- pensa o leitor menos avisado.
Tu que ris nem sequer tens tempo de lembrar quem chora. Numa correria louca, nem paras para pensar que a tua hora também há de chegar e às vezes mais cedo do que pensas…
Mas para quê pensar nisso agora? Só me ia estragar o presente!
Se não tem motivo para estar feliz vá à janela, olhe o céu azul ou cinza, as árvores vestidas ou despidas – tudo tem a sua beleza- a paisagem natural e humana que o cerca, respire fundo e dê graças a Deus por mais um dia. Vai fazer-lhe bem.
A vida é feita de contrastes, uns de cores mais garridas, outros em tons pastel ou cinzentos ou negros – também a noite negra tem estrelas.
Contudo, isso é que floresce o lindo arco-íris que se levanta dum lado e pousa no outro, balança nas gotas de chuva e sol, e, por mais que o olhes não o consegues apanhar com a tua mão. É volátil, é ilusão, é nada!
Porem, tem luz, cor e vida ao teu olhar. É tão real como tu quando abraças.
A tua vida é como o arco-íris, não é coincidência, é o reflexo do amor de Deus por ti.
É uma devastação inteligente que tens de saber gerir.
Mas a que propósito vem este palavreado barato a resvalar para a moral de cordel?
Pois é meu caro leitor. Como disse, todos temos altos e baixos, dor e alegria, saúde e doença, sorrisos e lágrimas. É preciso saber caldear todos esses ingredientes para recomeçar e tentar ser feliz.
Ontem, 25 de setembro, fiz 76 anos! Só os tenho por fora, não por dentro. A alma só envelhece quando desistimos da vida. Faz dois anos no próximo dia 15 que o meu companheiro de 50 anos partiu levando com ele metade de mim. Todos os que já passaram, sabem isso, os outros, vivam agora, amem muito para chorarem menos depois.
Contudo o dia foi feliz com algumas lágrimas de fértil saudade!
Um amigo jovem, (com 96 anos!) tocou e cantou-me ao telefone o que há dois anos havia tocado em minha casa quando eu era ainda inteira!
E choveram rosas! E as palavras, os sons e o calor humano fizeram a ligação direta ao coração. E a comoção saltou do peito…
Outra amiga, muito doente e cansada, mal conseguindo articular as palavras, conseguiu forças para baixinho, cantar à minha alma a canção da verdadeira e pura AMIZADE que só existe nas almas nobres!
Os verdadeiros amigos nunca vão embora – estão sempre, mesmo na agonia.
Então meus amigos, por tudo isto, vale ou não a pena viver?
Amar é cansar-se de estar só e eu não estive só, porque vós estivestes comigo. OBRIGADA.
Por tudo isto Sorria. Sorria à vida meu amigo e seja feliz.
E termino com uma quadra popular de um poeta Abílio F. de Brito:
É nas horas do aperto
Que sabemos quem é quem
Se o nosso amigo é perfeito
Ou se é quando convém.
Tenha uma boa semana.
Donzilia Martins






















