A festa do automobilismo “Especial Sprint” trouxe milhares a Paredes

A festa do automobilismo “Especial Sprint” trouxe milhares a Paredes

Joaquim Alves vence a prova do "Especial Sprint" de Paredes.

0
COMPARTILHE

O Parque da Cidade de Paredes recebeu no passado domingo a 1.ª edição da “Especial Sprint” que juntou vários campeões nacionais de diversas vertentes dos desportos motorizados e atraiu até aquele espaço milhares de espetadores.

O piloto Joaquim Alves (Skoda Fabia RS) foi o grande vencedor da prova com um tempo de 3m15,2s, logo seguido do piloto paredense João Barros (Ford Fiesta RS) a 1 segundo de distância. O pódio ficou completo com a presença de José Pedro Fontes aos comandos de um Citroen DS3.

Além deste trio participaram cerca de 60 pilotos da eleite nacional, como os casos de Rui Madeira, Adruzilio Lopes, Pedro Meireles, João Barros, Joaquim Alves, Manuel Castro, Alfredo Barros, António Dias e Elias Barros. Foi ainda homenageado o piloto paredense António Ruão, que ao volante do seu Mini Cooper deu espectáculo e foi um dos principais animadores do evento.

Esta prova foi promovida e pela Câmara Municipal de Paredes com o apoio da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e organizada pelo CAST – Clube Automóvel de Santo Tirso.

O Presidente da FPAK, Ni Amorim, também esteve em Paredes. O antigo piloto foi recebido, nos Paços do Concelho, pelo Presidente do Município, Alexandre Almeida, seguindo-se a passagem pela prova. Ni Amorim revelou estar “satisfeito com o muito púbico e a organização excelente da edição de estreia da Especial Sprint Paredes N-Engenharia”.

Em representação do principal patrocinador, a N-Engenharia, Nuno Oliveira, mostrou-se extremamente agradado com a aposta da empresa: “Estamos muito contentes pois foi um espetáculo muito bonito, cheio de gente, e a N-Engenharia ficou muito bem representada por todas esta belíssima organização. Apoiar um evento no concelho de Paredes é sempre muito interessante e com esta festa e com este retorno todo logicamente fica a marca acho que funciona muito bem. Temos todo o interesse em estar associados a um evento tão bonito para a cidade”

 

Em representação do clube organizador, o piloto Adruzilio Lopes fez um balanço positivo: “Um evento em grande, com um excelente lista de inscritos e com uma moldura humana como se viu, tanto durante a tarde como à noite. A corrida correu sem incidentes de maior e em termos de segurança correu tudo normal. Os meus parceiros, do Cast Clube estão satisfeitos e penso que tanto a autarquia como todos os envolvidos nesta iniciativa estão todas satisfeitas. Foi uma festa do automobilismo para Paredes, sem dúvida”.

Alexandre Almeida

“Dar vida a Paredes”

Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, mostrou-se satisfeito com o número de pessoas presentes e não escondeu as altas expectativas em relação ao evento: “Após o Handball Cup, eu pensei que esta iniciativa iria ter também muito movimento e, realmente, foi o que se constatou. Paredes viveu um grande dia dedicado ao desporto automóvel. Foram 8 horas de espetáculo, onde o público vibrou com as manobras dos pilotos e colaborou com a segurança da prova”.

Procurando cumprir uma das suas promessas eleitorais, a de dar vida à cidade de Paredes, o autarca referiu que “o evento contribuiu para revitalizar o comércio e os restaurantes”.

Sobre a possibilidade de existir uma prova de rally em Paredes, Alexandre Almeida, esclarece que “os troços obrigam sempre a 15-20 quilómetros. Estou convicto que por trás do katródomo de Baltar poderíamos ter ali um troço, para integrar o Rally de Portugal ou uma prova do nacional e teríamos de encontrar outros locais para termos outros troços, para complementar. Um só seria pouco”.

O autarca não se limitou a ser um mero espetador e também ele aproveitou para se sentar no lugar do navegador: “Já tive o privilégio de andar ao lado, é muita adrenalina, estes carros atingem velocidades enormíssimas com travagens surpreendentes. É fantástico”.

O entusiasmo desta primeira edição leva à projeção do futuro, estando já garantida a segunda edição: “Já temos tudo acordado com os organizadores para repetirmos”.

 

Elias Barros, vereador da CM de Paredes e participante.

“É uma primeira vez em Paredes. Estou a divertir-me muito. Não é fácil organizar isto, mas está a correr muito bem e espero que para o ano estejamos cá outra vez. Estão aqui milhares de pessoas, se continuarmos a apoiar estas inicitivas, acho que estamos no bom caminho. É difícil ganhar isto, estou na minha terra, quero é brincar um bocadinho e sinceramente sinto-me feliz por estar aqui na nossa terra a fazer isto”.

Rui Madeira

 

(Rui Moreira com Elias Barros)

“Está de parabéns o clube que montou esta especial. A cidade também está de parabéns, uma boa lista de inscritos, muitas famílias, muitos espetadores, um bom tempo e um final de tarde muito interessante. Esperemos que para o ano a Câmara Municipal continue a organizar esta jornada.

É importante trazer estes bons automóveis, bons pilotos e boas equipas que temos em Portugal às cidades. Já não é tanto as pessoas que se deslocam, que vão para o meio do monte. Eu, como piloto, gosto mais de um troço de rally tradicional, mas é importante de vez em quando trazer os automóveis a estas cidades, conseguindo desta forma trazer mais adeptos.

Vim aqui fazer uma perninha, graças à família Barros, e estarei sempre disponível. Achei muito interessante o traçado desta especial, é uma especial rápida, e com este desenho proporcionou um bom espetáculo.”

Joaquim Alves (Skoda Fabia R5) vencedor da prova

“Foi uma agradável surpresa ver toda esta moldura humana e com esta boa organização. Foi interessante participar nesta prova que tem um desenho feliz e é uma grande surpresa a esta hora ter este público todo. Paredes está de parabéns com esta iniciativa e deverá repetir nos próximos anos. Estava a achar que o João Barros nesta última manga poderia fazer um melhor tempo. Fomos consistentes, foi uma luta renhida com o João Barros, venci hoje na próxima poderá ser ele a vencer”.

João Barros (Ford Fiesta R5) (piloto paredense) 2.º lugar

 

“Vimos com bom espírito correr na nossa terra pela primeira vez. Esta não é uma corrida a sério, é mais uma promoção e para divertir, mostrar aos paredenses que o desporto motorizado é bom e espero conseguir dar espetáculo para gostarem. Fico contente em ter o apoio da casa dos nossos conterrâneos e espero conseguir levar a taça embora. Já é uma vitória esta inicitiva. É tremenda a quantidade da gente que está aqui. Desporto não é só futebol. Já fizemos aqui o andebol, polo aquático, atletismo, e deporto automóvel também tem lugar.

José Pedro Fontes

“É com muito prazer que eu estou cá. A Câmara de Paredes recebeu-nos muito bem, há aqui pessoas que gostam do automobilismo, investem no Rally de Portugal com o shakedown e, portanto, quando temos pessoas que nos querem, temos de comparecer. E é uma festa grande, está muita gente aqui e é bom para os nossos patrocinadores, é um ambiente de festa. Para se ser um bom piloto é preciso ter sorte, financiamento e dá jeito também ter algum talento. É um princípio. Já percebemos que Paredes pode passar de uma prova de exibição para um Rally.”

Realizou-se no domingo, dia 9 de setembro, o "Especial Sprint", uma das provas de desporto automóvel nacional, em Paredes.

Publicado por YES Paredes em Segunda-feira, 10 de Setembro de 2018

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA