Real Clube de Beire traz milhares à freguesia

Real Clube de Beire traz milhares à freguesia

0
COMPARTILHE

A Associação Real Clube de Beire disponibilizou-se para ajudar a comissão de festas em honra de Nossa Senhora do Rosário na angariação de fundos para a realização do evento. Para esse efeito, no dia 25 de abril, realizou-se uma corrida de rolamentos e, no dia 1 de maio, uma prova Stance Rally.

Sobre a prova de carrinhos de rolamentos, esta é a terceira iniciativa e marcaram presença pilotos de Vila Real, Guimarães e Gaia, apaixonados pela modalidade, que capta cada vez mais aficionados.

A descida destinada à competição não era muito comprida, mas, segundo Miguel Ferreira, presidente da Associação, os participantes gostaram muito do traçado. “Não é fácil organizar uma prova como esta, é preciso licenças para tudo, mas quando se faz por gosto… Tentamos mobilizar as pessoas e trazer outras de fora da nossa terra para conhecer Beire. Recebemos muito bem”, garante.

Os carros de rolamentos fazem parte do imaginário da infância de muitas pessoas, numa altura em que os telemóveis e os computadores não integravam a vida das crianças e jovens, “que desconhecem que no passado se brincava sem as tecnologias. Isto faz falta a esta juventude”, afirma Miguel Ferreira.


Dos carros de rolamentos para os carros a sério
O dinamismo desta recém-criada associação levou-nos, no dia 1 de maio, de novo a Beire, mais propriamente à prova Stance Car. Uma iniciativa nova que surgiu através de um grupo de jovens adeptos desta “modalidade”, os Beire Stance. Já habituados a estas iniciativas, desafiaram a associação a realizar a atividade. O desafio foi aceite: “Correu muito bem, tivemos aqui cerca de 600 carros e mais de 1200 pessoas. Para uma primeira iniciativa foi muito bom”, refere o presidente da Associação Real Clube de Beire.
Uma prova Stance corresponde a uma exposição de carros, podendo ter provas de arranque. Entre as muitas máquinas presentes, esteve o carro de competição de João Barros.

A conduzir um Seat Ibiza 6L preto, Pedro Sousa, de Mouriz, explica-nos o que o leva a participar neste tipo de iniciativas: “Já tenho participado e gosto muito disto. Divirto-me e experimento a minha máquina”. Uma máquina que, à primeira vista, parece igual a um Ibiza normal, mas não é: “Para estar nisto, é preciso ter muita força de vontade e investir muito, principalmente no carro, tanto na potência como na estética ”, refere o participante que nos confidenciou já ter despendido mais de 20 mil euros no seu carro: “Só na cavalagem tem mais 220 cavalos, um normal tem 130cv e este tem 350cv, é um monstro”, diz, com satisfação.

Para Pedro, esta prova é a “brincar”, pois, quando é a sério, equipa o carro com pneus novos, tendo outro resultado no arranque, pois “patina menos”. Ficou impressionado com o número de aficionados que assistiram à iniciativa: “Teve mesmo muita gente, estão de parabéns, tanto a organização como todos os participantes que aderiram.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA