Exposição “150 anos – Escola Conde de Ferreira”

Exposição “150 anos – Escola Conde de Ferreira”

0
COMPARTILHE

A exposição “150 anos – Escola Conde de Ferreira” decorre até dia 28 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Paredes.

Castelões de Cepeda, na segunda metade do século XIX, foi beneficiada com o legado do Conde de Ferreira para a construção de um edifício escolar, sendo na altura, presidente da Câmara Municipal o Conselheiro José Guilherme. Inicialmente constituído por três corpos, unidos mas distintos, o da direita para o sexo feminino, o da esquerda para o sexo masculino. A imponência deste edifício e a sua beleza é realçada pela sua localização num alto de um pavimento de terra, cercado e fechado por um muro.

Este edifício funcionou como escola Primária até 1980. Em 1982 abriu ao público como Biblioteca – Museu Municipal Dr. Carlos Lopes Cardoso com raízes na Biblioteca Popular iniciada no último quartel do século XIX. Após um interregno nas suas funções, o edifício volta a abrir como Biblioteca Municipal de Paredes, em 02 de novembro de 2012.

Passados 150 anos, das 120 escolas construídas no âmbito deste legado, a “Escola Conde Ferreira de Paredes” continua a ser considerada como um dos edifícios mais belos a nível nacional.

Por Gabinete de Comunicação Câmara Municipal de Paredes

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA